terça-feira, 7 de junho de 2011

MOSTRA INSTRUMENTAL CONTEMPORÂNEA MISTURA RITMOS NA CAIXA CULTURAL RIO



A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta, nos dias 10, 11 e 12 de junho, a segunda edição da Mostra Instrumental Contemporânea, com seis atrações diferentes. O evento é dedicado aos novos grupos instrumentais do país, com um convidado internacional.


A formação das bandas presentes à Mostra é similar a de muitas outras mas, diferentemente da maioria, nenhuma delas possui vocalista. Em cada noite, duas atrações, de diferentes localidades, se apresentam, tendo em comum essa característica de não contar com vozes em suas músicas.


Sexta, 10 de junho
A primeira noite de shows traz apresentações, ao vivo, com dois grupos de São Paulo: as “Aeromoças e Tenistas Russas”, que usam climas sonoros, passagens grooveadas e disco-rock. Seus integrantes constroem músicas que parecem trilhas de filmes, com boas doses de jam sessions. A outra banda é “Eu Serei a Hiena”, que tem uma pegada mais direta, utilizando instrumentos comuns do rock, com duas guitarras, baixo e bateria. A banda chama atenção não pelo virtuosismo, mas pela versatilidade e química dos integrantes, que constroem diversos climas, dentro de cada canção, num ritmo que pode ser definido como "pós-hardcore".


Sábado, 11 de junho
O segundo dia da Mostra vem com atrações bem distintas entre si. Diretamente do Chile, tocando pela primeira vez no país, “Mostro” faz um pop bizarro e retorcido, com temas instrumentais munidos de bateria, guitarras, teclados e mais uma série de artefatos musicais. Os irmãos Carlos e Jaime Reinoso criaram a banda em 2000 e, em pouco tempo, se tornaram uma referência na nova música instrumental de seu país.


A Mostra também é uma oportunidade para revisitar o passado, com o Mestre Vieira, artista da música paraense e responsável pela criação de um dos gêneros mais conhecidos daquela região: a Guitarrada paraense. Com a ajuda do Mestre e do músico e pesquisador Pio Lobato, o gênero ganhou divulgação em todo o país. É a união dessas duas gerações, ao vivo, na Mostra Instrumental Contemporânea.


Domingo, 12 de junho
A noite começa com a presença do grupo carioca “Fantasmagore”, um quarteto instrumental pesado e atordoante. Vencedores do festival PIB – Produto Instrumental Bruto, na categoria "terrestres", dedicada a grupos mais pesados, o Fantasmagore transita entre a eletricidade do rock setentista e a intensidade da pegada metal, que se alterna com um groove característico.


Quem encerra a Mostra é a banda paraibana “Burro Morto”. A sonoridade do grupo paraibano é um mosaico que incorpora elementos de afrobeat, jazz, funk e psicodelia, e resulta em músicas vibrantes e cheias de nuanças. Seu primeiro disco oficial "Baptista Virou Máquina", gravado no estúdio da própria banda, em 2009, foi contemplado pelo Prêmio Pixinguinha, no mesmo ano.


Realizada pela produtora Coquetel Molotov, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a Mostra Instrumental Contemporânea teve sua primeira edição em 2010, com shows dos grupos Caldo de Piaba (AC), Binário (RJ), A Banda de Joseph Tourton (PE), Guizado (SP), Fossil (CE) e Elma (SP). As apresentações aconteceram em três dias seguidos no Teatro Nelson Rodrigues. Todas as atrações são consideradas promessas da atual cena musical independente, no Brasil, e se destacaram com trabalhos autorais autênticos.


PROGRAMAÇÃO:

Sexta, 10 de junho
Aeromoças e Tenistas Russas (SP)
Eu Serei A Hiena (SP)

Sábado, 11 de junho
Mostro (Chile)
Pio Lobato e Mestre Vieira (PA)

Domingo, 12 de junho
Fantasmagore (RJ)
Burro Morto (PB)

SERVIÇO:

Mostra Instrumental Contemporânea,
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro Nelson Rodrigues
Endereço: Av. República do Chile, 230, Centro (Próximo ao Metrô: Estação Carioca)
Informações: (21) 2262-8152
Datas: 10, 11 e 12 de junho de 2011
Hora: 19h30
Ingressos: R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia)
Funcionamento da bilheteria: de terça a sexta, das 13h às 20h; sábado, domingo e feriado, das 15h às 20h.
Classificação Etária: 12 anos.
Capacidade: 388 lugares (sendo 2 para cadeirantes)
Acesso para portadores de necessidades especiais
Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...