sexta-feira, 3 de junho de 2011

"A Banda Mais Bonita da Cidade" abre o Festival Fora do Eixo no Rio




De 17 a 25 de junho, o Rio de Janeiro será palco da segunda edição do Festival Fora do Eixo, que esse ano recebe ao todo 24 artistas e bandas, que se apresentam nos palcos do Rio de Janeiro (Circo Voador e Teatro Rival), Niterói (Box 35 e Camboinhas Mall) e Nova Friburgo (Emporium). Além dos shows, o evento também vai ter três dias de seminários, oficinas e mostra de vídeos e artes cênicas.


O Festival terá uma animada festa de lançamento, no domingo 12 de junho, Dia dos Namorados, no Teatro Rival, com o primeiro show no Rio de Janeiro d´A Banda Mais Bonita da Cidade, de Curitiba, que ficou conhecida repentinamente ao lançar no YouTube o vídeo “Oração”, filmado em plano sequência. Em pouco mais de uma semana, mais de 3,7 milhões de pessoas conferiram a música. Os cantores e compositores Leo Fressato e Ana Larouse fazem o show de abertura. Nos intervalos, as carrapetas ficam por conta do DJ LucioK.


Realizado pelo Circuito Fora do Eixo e pelo coletivo carioca Ponte Plural, a edição 2011 vai trazer atrações das cinco regiões do país, como as bandas Mr. Jungle (Boa Vista/RR), Maglore (Salvador/BA), Gloom e Black Drawing Chalks (Goiânia/GO), O Teatro Mágico (Osasco/SP), Os Rélpis (Araraquara/SP), além das cantoras Érika Martins (Salvador/BA) e Iara Rennó (São Paulo/SP).


Dentre as bandas do Rio, estão na programação nomes como Letuce, R.Sigma, Fleeting Circus e Medulla (Rio de Janeiro/RJ); Equal, Facção Caipira, Rivotrio 2mg, Tereza, The Feitos (Niterói/RJ); Malvina e Dominattion (Nova Friburgo/RJ); Amplexos (Volta Redonda/RJ) e South Cry (Cordeiro/RJ).


O Festival Fora do Eixo, que nesse ano foi contemplado pelo primeiro Edital de Fomento a Festivais da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, é uma das maiores ações de circulação de artistas independentes no país e se destaca por reunir as principais bandas da cena cultural contemporânea. “A meta para 2011 foi apresentar a diversidade cultural brasileira trazendo uma mostra de representantes das cinco macro-regiões do país”, afirma o produtor Daniel Domingues, da Ponte Plural, ponto de articulação do Festival Fora do Eixo no Rio de Janeiro.


Abrindo o festival, no 17/06 (6ª feira), o Circo Voador vai receber uma verdadeira miscigenação cultural. A abertura da noite fica por conta do hard rock amazônico da Mr. Jungle (Boa Vista/RR), que tem 11 anos de experiência. A goiana Gloom vem chamando a atenção em festivais independentes, com um som que traz lindos timbres de guitarra, vozes com uma interpretação precisa e relaxada, com uma sólida base rítmica de bateria e baixo. De Salvador, o quarteto baiano Maglore apresenta o rock tropical do seu primeiro disco independente “Veroz”. Eleita em 2010 como a Aposta MTV no concurso “Novos Nomes”, a niteroiense Tereza apresenta suas canções, que trazem influências do rock clássico, britpop, punk rock e indie rock. Fechando a noite, O Teatro Mágico apresenta, pela última vez no Rio de Janeiro, o “Segundo Ato”, eleito pelos leitores da Folha de São Paulo como o melhor show da atualidade no Brasil. O grupo soma números incríveis: 1 milhão de downloads feitos, mais de 5 milhões de transmissões de músicas de seus dois álbuns nos sites Trama Virtual e Palco MP3, mais de 190 mil CDs vendidos e o DVD chegando a mais de 40 mil cópias (DVD de Ouro).


No sábado, dia 18/06 (sáb), no Teatro Rival, a noite será comandada pelas vozes femininas, como a da cantora paulista Iara Rennó, que tendo a música como fio condutor, busca falar aos seis sentidos, num complexo onde todas as linguagens se encontram, produzindo efeito sinestésico. A dupla de namorados Letuce (Letícia Novaes e Lucas Vasconcellos) faz suas odes pós-modernas ao encontro de duas cara-metades e expõem tudo aquilo que este tipo de encontro de um casal: diversões, esperanças, sonhos, expectativas, cumplicidades, intimidades, desejos e ilusões. Fechando essa noite, a baiana Érika Martins, que apresenta seu homônimo disco solo de estreia (2009), eleito pelo jornal O Globo como um dos Melhores do Ano. Nos intervalos dos shows, o comando das carrapetas fica a cargo da DJ Larissa Conforto, baterista da banda Tipo Uísque.


A terceira noite do festival, 19/06 (dom) acontece em Niterói, no Camboinhas Mall. O show conta com a parceria da Prefeitura e da Fundação de Artes de Niterói, junto ao Usina Musical, projeto que vem levando shows de artistas de destaque da cena musical da cidade. Nessa noite, o Camboinhas recebe as bandas Equal, que apresenta o show de primeiro EP, “Ao Revés”, que tem influências que vão de Queens Of The Stone Age à Radiohead, além do quinteto Facção Caipira, nascido em 2009, que apresenta seu som que traz influências de rock, blues e folk-rock.


Abrindo a segunda semana do Festival Fora do Eixo, no dia 23/06 (5ª feira), a principal casa da cena indie de Niterói, a Box 35, no Gragoatá, reúne bandas de diversos estilos. Dando a partida, a niteroiense Rivotrio 2mg apresenta fortes candidatas a hits hilariantes, com refrões como ‘Palmito Sem Mito’ e ‘Pranta Arvre Frô’, em um nítido rock debochado e descompromissado. Na mesma noite, a banda Amplexos mostra uma mistura de música dançante, suingada, repleta de climas obscuros e reflexivos e viradas que remetem ao rock progressivo, seguida do R.Sigma, que apresenta o show de seu novo EP, "Borboletas" (a banda lançou em 2009 seu primeiro CD, “Reflita-se”). Identificada com o estilo Math Rock, a banda venceu em 2008, por unanimidade, o Festival Nokia Xpress Bands, que tinha duas mil bandas inscritas.


A veterana banda The Feitos mostra seu rock garageiro e bem humorado, com influências de Graforréia Xilarmônica e hits como ‘Disco do Roberto’ e “Gente Feiosa’. Fechando a noite do dia 23/06, a goiana Black Drawing Chalks mostra, em seu primeiro show na cidade, as canções de “Live in Goiânia”, seu primeiro álbum ao vivo (o terceiro de sua discografia), lançado em 2010. A BDC tem dois discos de estúdio, “Big Deal” e “Life Is A Big Holiday For Us” (o segundo foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil como o “6º Melhor Álbum de 2009” produzido no país). A revista também elegeu a música “My Favorite Way”, do segundo disco, como a “Melhor Música de 2009 no Brasil”.


Em Nova Friburgo, o evento acontece no dia 24/06 (6ª feira) através de uma parceria da Ponte Plural com o coletivo Serra Elétrica, formado por empreendedores culturais da região serrana. Os shows serão na Emporium, uma charmosa casa de eventos da cidade, que recebe os shows da goiana Black Drawing Chalks, da carioca Fleeting Circus, que lança o EP ‘Dream World Of Magic’, com influências que vão de Foo Fighters, Silverchair a Radiohead. Nova Friburgo é representada pelas bandas Malvina, que mostra suas composições divididas entre o inglês e o português, e Dominattion, que leva ao evento seu trash metal, em suas diversas composições próprias. Da cidade de Cordeiro, RJ, vem a South Cry, com o recém-lançado álbum ‘Blue Moon’, gravado pela produtora americana Sylvia Massy, no Compass Point Studios, em Nassau, Bahamas.


Encerrando o Festival Fora do Eixo, no dia 25/06 (sáb), o Teatro Rival recebe a banda paulista Os Rélpis, que apresenta seu recente disco, "Do fruto, o escracho monumental caramelizado", que traz 17 canções, muitas texturas e um ar retrô, a carioca Medulla, que se destacou como revelação na edição 2006 do “Abril pro Rock”. A banda mostra as músicas de seu primeiro disco, “O Fim da Trégua” (Sony Music), gravado no lendário estúdio Toca do Bandido e produzido por Peu Sousa (ex-guitarrista da Pitty) e Alexandre Basa (Instituto e Turbo Trio). Fechando a noite e a programação do festival, a goiana Black Drawing Chalks promete conquistar o público com sua energia explosiva e dançante.


A banda participa da primeira turnê organizada pela Rio Arte Independente, a rede estadual de cultura do Rio de Janeiro que teve início no segundo semestre de 2010, quando a Ponte Plural fez um mapeamento de agentes culturais em dezenas de cidades do Estado do Rio de Janeiro e começou uma imersão nesses locais. A primeira ação conjunta da rede foi a realização do Festival Grito Rock em 20 cidades. Nessa primeira turnê, a Black Drawing Chalks irá percorrer quatro cidades, entre os dias 23 e 26/06: Rio de Janeiro, Niterói, Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...