quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Evento gratuito reúne artistas na orla carioca



"Dia da Rua" reúne artistas da nova geração da MPB carioca em shows gratuitos na Orla

Terceira edição acontecerá domingo, dia 6 de novembro

No domingo, dia 6 de novembro, a orla de Ipanema, Leblon e Arpoador será palco de 10 shows gratuitos com bandas e artistas cariocas que atuam ativamente no cenário musica l independente. Em sua terceira edição, o “Dia da Rua”, idealizado por QINHO (cantor e compositor) e Freddy Ribeiro (ator e poeta), ganha ‘ares’ de festival e reúne uma nova geração de artistas com vontade de intervir positiva e culturalmente no espaço público da cidade.

Dez atrações vão se apresentar a partir de pequenas estruturas de som montadas sobre o asfalto das avenidas Vieira Souto e Delfim Moreira das 16h às 19h, em pontos distintos: as bandas “Os Outros”, “Tono”, “Letuce”, “Do Amor”, “Bondesom”, “Fino Coletivo”, “Mohandas” os cantores e compositores Matheus von Krüger e QINHO e algumas atrações surpresas. O último show acontecerá na praia do Arpoador, local onde nasceu o tradicional Circo Voador. Com o propósito de provar que a rua ainda é um dos principais lugares para o entretenimento, encontro, reflexão, aprendizado e, principalmente, para a propagação da arte e da cultura, o “Dia da Rua” apóia e ratifica a noção de que o espaço público é um bem coletivo.

O “Dia da Rua” é um festival de música produzido pelos próprios artistas do seu 'line up', os quais, em sua maioria, foram responsáveis pela produção, organização e viabilização das duas primeiras edições, em 2008 e 2009. Ao todo, 30 bandas já participaram do festival, que inicialmente acontecia nas ruas Ataulfo de Paiva e Visconde de Pirajá.

Nesta terceira edição, o “Dia da Rua” conta com a parceria cultural da Oi, através de seu portal musica l na internet “Oi Novo Som”, e da marca Farm.

Programação “Dia da Rua”:

QINHO: Cantor e compositor carioca, que une a música popular brasileira e a blackmusic em canções autorais. Idealizador de eventos como “Dia da Rua” e “Blé QINHO” – projeto onde se apresentou ao lado Jards Macalé, Luiz Melodia, Fernanda Abreu, Mart’nália, Hyldon e Rogê. QINHO foi vocalista da banda VulgoQinho&OsCara e lançou em 2008 seu primeiro disco solo intitulado “Canduras”. Atualmente finaliza o segundo álbum com previsão de lançamento para o verão 2011/12. Participou de festivais como SWU (2010) e Back2Black (2011) e se apresentará no Festival Faro MPB, no StudioRJ.

Os Outros: Banda de rock com canções e arranjos autorais. Em 2010, lançou o segundo álbum de sua carreira “Pacote Felicidade” pelo selo Bolacha Discos. Já tocaram em diversos festivais - como Rec Beat, em Recife, Humaitá pra Peixe, no Rio, e o Festival de Música Livre, em Vitória – além de ter participado de programas como Jô Soares e Altas Horas. Rock com uma lâmpada acesa na cabeça.

Tono: Grupo carioca formado pelos músicos Rafael Rocha, Bem Gil, Bruno di Lullo e Ana Claudia Lomelino. O repertório é uma mistura de material inédito autoral e de uma pesquisa no cancioneiro brasileiro e mundial do século XX. O grupo está em eterna metamorfose. Lançaram o independente "Tonoauge" em 2009 e "Tono" em 2010 pelo selo Oi Música.

Letuce: O duo formado por Leticia e Lucas é muito bem sucedido. Letícia é atriz e rockeira-bluseira-bacante. Lucas é guitarrista, maestro e investigador inquieto. Os dois, namorados, se somam a comparsas de altíssimo nível para um desfile de canções-jóias diversas, de quem saca além da tropicália, transa Dalva de Oliveira e Courtney Love. Com shows dedicados à música de churrascaria, a dupla cria um universo particular e delirante em canções autorais e releituras.

Do Amor: Banda de Marcelo Callado, Ricardo Dias Gomes, Gustavo Benjão e Gabriel Bubu. O repertório vai de Yoko Ono a Pedro Santos, combinando carimbó, dub, guitarra paraense, samba-rock e até axé-music, a banda faz um som autêntico e cheio de suingue. Dias Gomes e Callado formam a banda Cê, de Caetano Veloso , e Bubu e Benjão tocam com Nina Becker e Rubinho Jacobina.

Bondesom: O grupo instrumental tem como atributo a mistura de gêneros. Afro-latinos, jazz, funk, e a música brasileira se unem nas composições da banda. É sofisticado, mas é pop. Surpreende pelos temas marcantes e pela vitalidade dos músicos no palco. Suas melodias contagiam as pessoas. Sua diversidade rítmica convida para dançar e instiga os ouvidos mais atentos.

Fino Coletivo: Passados anos desde o lançamento do primeiro disco, a banda carioca volta com um trabalho que comprova que, passados alguns sustos, as mudanças vividas ao longo deste período não afetaram o rendimento do (hoje) sexteto. “Copacabana” é um disco pra tocar na festinha, na festona, no rádio, no mp3 player e deixar o clima temperado. Depois de anos rodando o país com esta formação, não resta muito o que dizer sobre o entrosamento da banda e sobre a consciência que eles têm do que fazem musica lmente.

Matheus von Krüger: Violonista, cantor, compositor e produtor musica l. Com influência da nata criativa da MPB, teve seu primeiro disco, “Outros Tempos” produzido pelo maestro Muri Costa, com participações de Danilo Caymmi, Jaques Morelenbaum, Vittor Santos, Chico Amaral, Dunga e Marcelo Costa. Um time de primeira para endossar um repertório 100 % autoral, brasileiro, abrangente e sem rótulos. Em 2010 lançou "MVK", produzido por Ale Siqueira e Rafael Gryner.

Cronograma

16h – entre as ruas Jerônimo Monteiro e Rita Ludolf (LETUCE)
16h15 – entre as ruas Gen. Artigas e Gen. Venâncio Flores (OS OUTROS)
16h30 – entre as ruas João Lira e José Linhares (BONDESOM)
16h45 – entre as ruas Carlos Góis e Alm. Guilhem (MATHEUS VON KRUEGER)
17h – entre as ruas Henrique Dumont e Aníbal de Mendonça (TONO)
17h10 – entre as ruas Aníbal de Mendonça e Garcia D’Ávila (DO AMOR)
17h20 – entre as ruas Maria Quitéria e Joana Angélica (MOHANDAS)
17h30 – entre as ruas Vinícius de Morais e Farme de Amoedo (FINO COLETIVO)
17h40 – entre as ruas Joaquim Nabuco e Francisco Otaviano (CHICAS)
18h – Parque Garota de Ipanema, Arpoador (QINHO)

Serviço: 3ª edição do “Dia da Rua”
Data: 06 de novembro de 2011 (domingo)
Início dos Shows: 16h
Local: Orla – Leblon ao Arpoador
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...