sábado, 20 de outubro de 2012

Festival de Artes Integradas ColetivaMente

Encontro sobre cultura na Lona Cultural Gilberto Gil em novembro


A zona oeste e o subúrbio carioca sempre tiveram seus eventos culturais realizados, mas nunca um festival que pudesse (re)pensar a questão da cultura, colocando-a como ponto central de um evento. Pensando e agindo de uma forma diferente, acontece de 9 a 11 de novembro a 2ª edição do Festival de Artes Integradas ColetivaMente, desta vez na Lona Cultural Municipal Gilberto Gil, em Realengo (a primeira aconteceu em um formato menor no SESC Engenho de Dentro, em 2011). Idealizado e produzido pelo coletivo de produção cultural ColetivaMente e contemplado pelo FAM (Fundo de Apoio à Música) da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto busca promover um encontro multicultural de artes integradas da cidade, o primeiro neste formato na zona oeste. O Festival busca fomentar a cultura do subúrbio, valorizar os trabalhos autorais das diversas formas de arte e promover o intercâmbio entre artistas independentes dos quatro cantos da cidade: desde a música, passando pelas artes plásticas e cênicas, permeadas por debates sobre temas culturais. 

O evento conta com 10 shows, DJ´s e trabalhos autorais representativos da cena alternativa do Rio de Janeiro, como Rogério Skylab, Djangos, Lado 2, Tipo Uísque e ainda traz a banda Black Drawing Chalks, de Goiânia. O formato do evento ainda abraça outros tipos de arte como apresentação de esquetes teatrais nas áreas externas da lona, projeções de vídeos independentes em telão, além de realização de oficinas e promoção de debates de temas relevantes para o desenvolvimento profissional dos agentes da cadeia produtiva da música. Haverá oficinas de Stencil e Post Art com um dos mais conceituados artistas urbanos do Rio de Janeiro, o designer e artista plástico Rafo Castro, que traz as artes plásticas para dentro do território do Festival. Será também um importante palco para debates sobre cultura, juntando importantes nomes especializados na área como os jornalistas Tom Leão e Ricardo Schott, o cineasta Frederico Cardoso e o doutor em comunicação e cultura Leonardo De Marchi, entre outros.  

Black Drawing Chalks

Ocupando os espaços da Lona Gilberto Gil, uma Feira Cultural será montada comstands voltados à exposição de produtos dos artistas, selos e demais envolvidos na cadeia produtiva da música independente (CD’s, camisetas, livros, acessórios, etc.). Toda a programação será gratuita, e o acesso aos shows, às oficinas e aos debates se dará mediante a doação de alimento não perecível ou de fralda descartável. Toda a arrecadação será revertida para a creche da UPP do Jardim Batan. 

As atividades serão transmitidas ao vivo pela web, e todo o evento será fotografado e filmado, sendo os registros disponibilizados pela internet gratuitamente no site www.coletivamente.com/festival , gerando uma maior interatividade com o público conectado. “Nas Zonas Oeste e Norte do Rio de Janeiro são poucos os pontos oficiais que aglutinem a população e sejam, ao mesmo tempo, pequenos pólos irradiadores da cultura local e universal. Fora alguns bailes em clubes e shows isolados, muito pouco é feito neste sentido”, diz Lu Sales. 


Sobre o ColetivaMente 
O ColetivaMente é formado pelas produtoras Lu Sales e Ana Paula de Araújo e pelo músico e produtor Wagner José, que em 2011 juntaram suas experiências profissionais na área de produção cultural e artística para a criação de um modelo em que pudessem criar oportunidades para exposição, formação de plateia e sustentabilidade para artistas independentes. 


Em Tempo: 
A 1ª edição do Festival ColetivaMente foi realizado nos dias 15 e 16 de julho de 2011 no SESC Engenho de Dentro, e atraiu aproximadamente 500 pessoas em toda a sua programação, que contou também com exposição de artes plásticas especialmente preparada para o festival, além de evento de literatura representado por lançamento do livro do jornalista Pedro de Luna. As oficinas de web rádio e fotografia, e os debates acerca da cena cultural do Rio de Janeiro também atraíram muitos jovens interessados em aprofundar seus conhecimentos nas áreas da cultura e do entretenimento. Os shows proporcionaram ao público local conhecer trabalhos de novos talentos da música carioca, como de artistas que têm se destacado na cena, caso do grupo Tono e da banda Rockz. 


Serviço: 
Festival de Artes Integradas ColetivaMente 
De 9 a 11 de novembro 
Lona Cultural Gilberto Gil 
End: Av. Marechal Fontenelle nº 5000 – Realengo 
Tel: (21) 3462-0774 / 3333-2889 
Classificação Etária: 12 anos 
Entrada: 1kg de alimento não perecível ou 1 pacote de fralda descartável. 
Informações – contato@coletivamente.com 
Capacidade: 350 lugares

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...