sábado, 16 de abril de 2011

O PROGRAMA

Como já dizia Rita Lee: “Quem é ele? Esse tal de rock and roll?” Foi a partir dessa pergunta que o Na Veia surgiu. Mas o Na Veia não é mais um programa de rock pela internet. Ele é O Programa! Responder a pergunta da diva do rock brazuca é tanto que filosófica e é exatamente isso que impulsiona o programa. Com o intuito de promover novas bandas, sem deixar de lado os clássicos, o primeiro programa foi ao ar no dia 22 de agosto de 2008. No início, era um pouco tímido, mas com o tempo foi conquistando público, parceiros e principalmente amigos!


Idealizado pela jornalista e apresentadora do programa, Renata Brant, o Na Veia já mostrou o rock de mais de 100 bandas independentes do país. Foram sons de todos os tipo e para todos os gostos, cada um influenciado por uma vertente do rock, seja o grunge, hardcore, metal, pop rock, gótico, o rock deboche, psicodélico, indie, e por vai. A lista das bandas é grande. Rockz, Cabeza de Panda, Columbia, Madame Saatan, Drenna, R.Sigma, Maglore, Canja Rave, Fuzzcas, The Name, Filhos da Judith, essas e tantas outras fazem parte do staff do Na Veia.


Além de abrir portas para o novo rock, outro atrativo são as entrevistas com as bandas. A primeira participação foi uma escolha da audiência, através de uma enquete feita no blog do programa. A disputa ficou entre as bandas Pazuzus, Columbia, Rockz, Vanguart e Cabeza de Panda. E com uma vitória estreita, a extinta banda Os Pazuzus levaram a melhor e fizeram a primeira entrevista do programa, que foi ao ar no dia 10 de outubro de 2008. E em mais de dois anos, já participaram Stereologica, Cabeza de Panda, Fuzzcas, Duques, Maglore, Tereza, Maldita, Barba Ruiva, Drenna, Filhos da Judith, Black Drawing Chalks, Érika Martins e mais uma galera super bacana.


O programa também já promoveu edições especiais. A primeira foi um especial somente com bandas de vocais femininos. Na programação, Madame Saatan, Lucy and the popsonics, Canto dos malditos da terra do nunca, Manacá, Mecanika, Private Dancers, Nathalia Nicolini, Cellophane, foram uma das vozes que agitaram os ouvintes. No dia 03 de outubro de 2008, o especial bandas independentes contou com 18 bandas, que numa levada só, o público pode conhecer o som de Julia Say, Delloria, Pipeline, Vulgo Quinho e Os Caras, Companhia Itinerante, Kimera, Laundry Room, entre outras. Em 31 de outubro do mesmo ano, o Na Veia entrou no clima do Halloween e fez a festa com o metal e rock gótico. Ainda tivemos um especial Tim Festival, que contou um pouco da história do evento. Também rolou um especial ao Bob Marley, com a presença da banda Soul Brother, e um programa dedicado as mulheres no rock, com a participação de Carol Lima, vocalista da banda Fuzzcas, e de Aline Vivas, baterista da Barba Ruiva.


Para deixar o programa mais interativo, o blog Na Veia (www.naveiaprograma.blogspot.com), é o canal de comunicação no qual o público pode expressar uma opinião, deixando comentários e sugestões. No blog, os leitores podem encontrar notícias do mundo rock, dicas de CD’s, podcast dos programas, entrevistas, dicas de shows e festivais, links do Myspace e fotos. O blog funciona como uma extensão do programa, a idéia é fazer uma “família do rock” com os músicos, as bandas e a audiência. Sempre com o mesmo objetivo: abrir as portas para o som independente. Ainda temos um canal no YouTube com vídeos e recados das bandas que participam do programa e o twitter, @NaVeia, que é o único da web. E em 2010, o Programa Na Veia ficou em segundo lugar na quarta edição do Prêmio GRC Quality Music, na categoria “Programa de Rádio”, com apenas 2% de diferença do primeiro colocado.


Em quase três anos, já foram mais de 40 horas de programa, diversas promoções, mais de 300 músicas tocadas, uma audiência média de 50 ouvintes e mais de 70 mil acessos no blog.


Se você quer saber quem é esse tal de rock and roll, venha fazer parte da família Na Veia!!!


And let’s rock baby!!


Renata Brant

Um comentário:

mario.mamede disse...

rooooooooooooooooooooock!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...