sábado, 16 de abril de 2011

Anseio Coletivo

O Anseio Coletivo surgiu da união de dois músicos distintos, multinstrumentistas, apaixonados cegamente por música e com um ideal em comum: fazer música sem amarras comerciais, tocar por amor à música e não curvar-se ao sistema podre da produção de bandas pelos grandes selos.

De origem mista, o Anseio passa pelos timbres raivosos do rock, passeia pelas linhas únicas do blues, do funk music, do reggae e do ska. Como a maioria dos músicos brasileiros, Lucas Poeta (guitarra e voz) e Léo Freire (baixo) são multinstrumentistas e alternam vocais e instrumentos durante os shows, ensaios e gravações. ‘Vida’ é uma das músicas do disco promo ‘Codinome Independência’, que traz o duo de vocais entre os músicos.

As músicas da banda são disponibilizadas no site oficial em primeira mão, para audição e download gratuitos, embora o disco físico possa ser adquirido na loja virtual (também no site oficial). A banda é independente e gera todo o seu conteúdo.

Sobre o disco ‘Codinome Independência’

A distância entre mim e a banda anseio coletivo é quase nenhuma. A minha longa amizade com Lucas Poeta e Léo Freire me transforma num suspeito, entre vírgulas alongadas, para falar da banda. No entanto, isso é só uma singela apresentação e mesmo que fosse mais, não há críticos que não se guiem pelo seu gosto.

Lucas sempre demonstrou essa sensibilidade nas suas letras, que por vezes se transformavam em criticas contundentes. Suas letras vieram evoluindo a passos largos desde os tempos que nos entorpecíamos demasiadamente e vomitávamos todo o vinho cor de sangue consumido naquela tarde ou noite, ou tarde da noite.

Toda essa riqueza poética, aprendida mais no bar do Romário (onde aconteciam as bebedeiras e trocas de livros, fitas e CDs) que nas parcas aulas de Literatura do Teotônio Villela, se encontrou com a musicalidade cheia de suingue do Leo. Musicalidade essa que por várias vezes Lucas e eu ouvimos da rua, passando em frente a casa do Leo antes de sermos amigos dele. Esse suingue regado a erres (Reggae, Ragga Munphy, Red Hot Chilli Peppers, e o Rei - TIM MAIA!) se encontrou, em casa mesmo, com as letras do Lucas. O encontro das águas...

Uma cachoeira caudalosa de informações e influências adquiridas nesses vinte e poucos anos formou um rio, que desaguou no disco “Codinome Independência”, no qual faço participação “espacial” em uma das faixas. Este disco aponta para um oceano que junto a outros poucos nomes pode fazer o rock nacional se mover novamente, parecendo mais com as ondas do mar que com um arco-íris. Na web: www.anseiocoletivo.net

3 comentários:

Anônimo disse...

Agradeço e fico feliz pela publicação, Renata!

Unknown disse...

Anseio Coletivo!! Sonzeira!!!

Anônimo disse...

Valeu!!! Abraço, Paulo!
----------------------------------------

Renata, me perguntaram qual a sua participação no disco 'Codinome Independência' porque o comentário 'Sobre o disco Codinome Independência' está sem o crédito 'Por Alex'!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...