segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Depois do nervosismo...



Dia 22 de agosto, o horário era 8 da noite, estréia do NA VEIA na Radio RPB Web!! Confesso que até horas antes, não estava nem um pouco nervosa, porém na hora H tudo mudou. A adrenalina tomou conta, o nervosismo pairou e a minha voz gaguejou. Não sabia que fazer radio na internet é ser tudo ao mesmo tempo, separar as musicas que irão ao ar, baixar áudio do microfone, abria áudio da mesa, ficar atenta ao BG (aquela musica que toca ao fundo quando se fala ao vivo), falar com os ouvintes no MSN, ler as noticias, falar das musicas que tocaram, ou seja, para o primeiro dia foi informação aos montes!!

Já trabalhei em radio, mas minha função era apenas apurar as noticias e falar ao vivo, o que fazia no mínimo era verificar se o microfone estava ligado. Essas obrigações de abrir áudio da mesa e etc, ficavam por conta do programador, que por sinal é importantíssimo para que tudo possa dar certo. Mas numa web radio tudo é muito diferente. Eu sou tudo ao mesmo tempo! Para que o programa chegue na casa do ouvinte, só depende de mim. Logo nos primeiros minutos do NA VEIA, tive a incrível ajuda do Menga (valeu Menga!), sonoplasta que saca tudo de Sound Forge e todos os outros programas de edição em áudio, mas depois fui tentando caminhar sozinha.

Os erros foram os mais loucos possíveis, até falar no gerúndio eu falei, algo que é condenado em locução de radio. Na altura do meu nervosismo, toda teoria foi embora, inclusive as noticias que preparei. Tentei fazer algo digno de uma super estréia, já que a divulgação foi intensa. Tive até um ouvinte que entrou no MSN, que soube da estréia pelo Myspace e ficou super feliz ao ouvir Moptop. Infelizmente, não consegui dar atenção, tamanha era a loucura, nem seu nome eu sei. Amigo, me desculpa, não foi por falta de empolgação, mas sim por excesso de nervosismo.

Não sou macaca velha do radio, tenho muito que aprender, mas algumas coisas aprendemos com os profissionais no mercado, uma delas é saber controlar o medo e os nervos e, principalmente ter ousadia. Mas depois do nervosismo da estréia, tenho certeza que o NA VEIA “vai que vai”, nem que seja aos trancos e barrancos. Ainda vou vencer aquela loucura de “tudo ao mesmo tempo”!!!

Renata Brant



PS: Quero agradecer de coração a todos que estavam ligadinhos na estréia!! Principalmente ao Igor, meu marido, minha irmã Mariana e a familia Buscapé (Regina, Zaca e Livia)!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Renata, bem vinda ao mundo do "tudo ao mesmo tempo"!!! Vc vai ver, é algo apaixonante!
Boa sorte no NA VEIA! É esse o caminho garota, vc é um jornalista de visão! Parabéns!

vanuza silva disse...

Renata, parabéns pela estréia do programa, soube que foi um sucesso.
Esse "Tudo ao mesmo tempo" se resolve depois e as coisas acabam cada uma a seu tempo naturalmente.
Confesso que não sou muito fã de rock, mas ouço o programa por que sei q tem alguém extremamente competente no comando.
Todo sucesso do mundo pra vc e anos de vida ao NA VEIA.
Bjos

OBS: precisamos marcar no msn pra eu te mostrar como colocar as funções que vc me pediu.

Bjos

R&D Produção e Comunicação disse...

Oi foquinha. rsss

Com certeza você tirou tudo isso de letra. E você acha que os ouvintes sabem que no rádio não se deve usar o gerúndio? E, mesmo assim, não sabemos até quando, apesar das regras de jornalismo não acompanhar o ritmo das mudanças de comunicação "tidas" como de massa. Como exemplo até a "tia Doca" que estudou somente até a segunda-série sabe que o correto é 22 horas e não dez horas da noite. Mas até hoje a televisão e o rádio continuam com este "apelo popular" e por aí vai.

Mas, passei aqui para te dar parabéns e força nesta missão. Agora, cuidado para não se queimar caso tenha que fazer também o cafezinho. rsss

Beijos

CRibeiro

blog disse...

Uau,que lindo o Blog!!!!
Sucesso com certeza!!!!
Beijinhos
Fátima

Unknown disse...

Pazuzus disparados!!!

Unknown disse...

i love you
beijos

Igor Moraes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...