quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Vocalista do Gossip é a mais improvável popstar



É verão na capital inglesa, mas faz frio - menos de 15ºC, num fim de tarde de domingo de céu encoberto e brisa fresca. Dentro da tenda patrocinada pela revista Time Out no festival Get Loaded in the Park, porém, o clima é bem diferente. Cerca de mil pessoas suadas se acotovelam à espera daquela que talvez seja a mais improvável popstar do planeta: Beth Ditto, vocalista do grupo americano The Gossip.

Os estridentes e acelerados acordes da música de abertura, Fire/Sign, são impactantes, mas perdem a força diante da presença da cantora: obesa (99 kg contidos em meros 1,57m de altura), incrivelmente agitada, dona de uma voz potente e muito pessoal - como a de uma soul sister branquela convertida ao movimento punk.

Se Beth repetir no Brasil (onde vem tocar com o Gossip em outubro, na próxima edição do Tim Festival) a energética performance vista no Get Loaded in The Park, a turma do gargarejo pode se preparar para um impacto... literal.

Coroando a interpretação do maior hit do grupo, Standing in the Way of Control, a vocalista se atira nos braços dos fãs na primeira fila, um ritual comum no encerramento dos shows da banda. Não contente com o (amigável) atrito, saiu puxando os admiradores em fila para o palco principal do festival, onde à aquela altura apresentava-se o cidadão sênior mais punk do mundo: Iggy Pop e seu grupo, The Stooges.

A comunhão entre Beth e os fãs é certamente um dos fatores que impulsionaram o sucesso do grupo formado em 1999 no conservador estado ianque do Arkansas. Lésbica assumida e falastrona (conversa sem parar durante as músicas, com o público e com os companheiros de banda), a cantora foi eleita pelo semanário musical inglês NME como "a pessoa mais cool do mundo" em 2007.

O Gossip faz um rock distorcido e agressivo, apesar de dançante. Brace Paine (guitarra) e Hannah Billie (bateria), membros oficiais do grupo (o baixista Chris Sutton é músico convidado), apostam no barulho em vez do virtuosismo. Acabam com um som não muito distante do de grupos como o Yeah Yeah Yeahs, anguloso e com dinâmicas herdadas do pós-punk. O repertório do show é baseado no DVD Live in Liverpool, lançado em abril e inédito no Brasil, assim como os três álbuns do grupo.

Mas é a hiperatividade de sua frontwoman o destaque absoluto, levando o espetáculo à beira do caos várias vezes. Beth saltita, rola pelo chão e abraça os espectadores mais perto do palco. Ameaça arrancar a roupa (e quase tira tudo mesmo ao cantar Jealous Girls). Esgoela-se de forma impressionante em canções como Yr. Mangled Heart e Listen Up! e mostra ternura agridoce em .

O Get Loaded in The Park, que também tinha em sua escalação outra banda confirmada no Tim Festival, o Gogol Bordello, marcou o final da temporada de festivais de verão na Inglaterra. Realizado no parque de Clapham Common, na zona sul de Londres, o evento reuniu 32 artistas espalhados por um palco principal e três tendas menores.

O já citado Iggy Pop, em sua única apresentação do ano em solo inglês, fez o show de encerramento (concluído, vejam só, antes das 21h), conclamando dezenas de fãs ao palco para cantar hits como No Fun e Search and Destroy. Os grupos The Hives, Supergrass e Soulwax e a ruivinha-revelação Kate Nash (que atrasou seu show em mais de meia hora e foi vaiada), foram outros destaques.

Fonte: Terra Online

Para ouvir The Gossip: http://www.myspace.com/gossipband

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...