quinta-feira, 31 de março de 2011

Dica de hoje: Glaucia Chris

"Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além". (Paulo Leminski)

Glaucia Chris é daquelas artistas que lança o olhar em ir além. Natural de Barra Mansa, RJ, já criança observava o pai tocar violão, e, com suas mãos pequeninas tentava fazer os acordes; porém, o violão ainda era maior do que ela. Seu interesse musical não passou despercebido por seu pai, que resolveu o impasse dando de presente um cavaquinho. Quando a mão já podia alcançar, ele lhe deu o primeiro violão. A menina cresceu e foi estudar Artes Cênicas na capital. Era tímida, precisava aprender a se expressar. Na faculdade UNIRIO, a mescla dos estudantes de teatro com os que cursavam música foi muito produtiva, fez grandes amigos, parceiros e admiradores.


Tempo de novas descobertas, novos amores, do encontro com a poesia e novos sons. Conheceu vários nomes da MPB, Jazz, Blues e Rock 'n Roll, Tom Jobim, Raul Seixas, Arnaldo Antunes, Caetano Veloso... Sentiu na pele a influência da leitura dos poetas malditos, simbolistas, contemporâneos: Manuel Bandeira, Fernando Pessoa, Paulo Leminski... A poesia ganhou espaço em seus cadernos, os poemas viraram letras de música. Percebeu que a melodia completava o sentido do que queria dizer. Desabrochava assim a cantora e compositora GLAUCIA CHRIS.


Então vieram os shows solo de voz e violão e algumas participações nos palcos que lançavam novos talentos da MPB: Festival Proclamação - Teatro Odisséia 2009; Shows, Apenas Dois Mascarados (2007/2008), Dando Bandeira (2007), 100 Licença Poética (2004 a 2006)... Realizou também direções musicais em peças de teatro. Em 2009 formou a banda OS DANDIS (Bernardo Pellon - baixo elétrico, Thiago Aquino - bateria e Vinícius Moullin - guitarra), para apresentar um show com mais peso e arranjos elaborados.
Por Cristina Terra

“A MINHA FORÇA É OUTRA” é o título do EP que dá o nome do show. Vem de uma imagem tão delicada como a bolha de sabão, um novo impulso nesta carreira musical deslocando-se nos espaços além dos limites. É uma força invisível que expande os sentidos da criação. Com o impulso vital de sua juventude, Glaucia Chris é firme e gentil “canto MPB com uma "pegada" rock 'n roll sem grito, sem dispersar energia. Uma força que vem da vontade de cantar e da persistência de fazer esse sonho se tornar realidade. Uma força que fala grande, mas fala baixo. Que trás bagagem dizendo pouco. Uma força quase que espiritual”, diz Glaucia. Em setembro de2010 lança seu primeiro EP com músicas que estão no repertório do show.

Influências

Sua influência é sem dúvida a música brasileira em suas mais diversificadas vertentes: os sambas de Cartola, Noel e Chico. Os congados de Milton e a natureza do Clube da Esquina. A desconstrução tropicalística de Oiticica, Caetano, Tom Zé, Gil e Gal. O folk-lore do Vale do Jequitinhonha. A vanguarda paulistana do grupo Rumo e Itamar Assumpção. As vozes femininas de Ná Ozzetti, Fátima Guedes, Maria Bethânia, Piaf, Rita Ribeiro, Mônica Salmaso. A poesia de Arnaldo Antunes, Ferreira Gullar e Drummond. O violão de Paulinho Moska e Lenine. A nova música brasileira de Chico César e Zeca Baleiro. As interpretações de Raphael Rabello, Tom Jobim, Bola de Nieve, Mercedes Sossa, Hermeto Hermético. A boa música feita pra criança do Hélio Ziskind, da Sandra Perez, do Luíz Tatit.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...