segunda-feira, 5 de março de 2012

Rodrigo Santos, em única apresentação, no Teatro Rival Petrobras



No próximo dia 07 de março (quarta-feira), o cantor e compositor Rodrigo Santos lançará no palco do teatro Rival Petrobras seu primeiro DVD solo “Ao Vivo em Ipanema”. O baixista do Barão Vermelho (a banda retoma as atividades ainda no primeiro semestre deste ano para comemorar os 30 anos de carreira), que em sua carreira solo já fez mais de mil shows, vai reunir diferentes gerações de artistas da música brasileira no palco da tradicional casa de espetáculos.

Confira o bate papo com o cantor!

**********************************


NaVeia - No próximo dia 07 de março, você vai lançar seu primeiro DVD solo, "Ao Vivo em Ipanema”, em um show no Teatro Rival. Ansioso para este dia, mesmo tendo anos de carreira?

Rodrigo Santos - Bem ansioso (rs), pois será um momento muito marcante na minha historia musical solo, sendo a primeira vez que faço show nesse teatro tão emblemático. Alem disso estarei cantando ao lado de grandes artistas da MPB, Bossa Nova, Jovem Guarda e do Pop Rock de três épocas diferentes, trazendo-os para dentro do meu universo musical e tendo que organizar as entradas das participações de uma maneira que fiquem na mesma "vibe" que aconteceu na gravação do DVD em 2010 e que tenham a ver como o timming do meu show que vem pronto e azeitado da estrada. Só que tudo isso é compensado com minha capacidade de improvisação dentro do que mais gosto de fazer, tocar e cantar. Estou ansioso no melhor dos sentidos, para começar logo!!

NaVeia - O show terá muitas participações, Leoni e Jerry Adriani são alguns nomes que vão dividir o palco com você. Promete ser uma festa né?

Rodrigo Santos - Sempre! Meu show sempre é uma festa, elétrica ou acústica! Assim como no DVD e mesmo nos shows onde não tem participações, a dinâmica do meu show já se caracteriza por ter esse lado pra cima, de festa, misturado a momentos lúdicos de minhas canções solo. Terá cenário da Latoog ,o mesmo usado na gravação do Teatro Ipanema. O detalhe disso tudo é que só escolhi pessoas que tem essa mesma característica e que se complementam por uma musicalidade diferente. Tudo pode acontecer!!! Leoni participou do DVD, foi o único dessa galera que estará no Rival ! Quis variar as participações para o meu próprio crescimento musical e conhecer e interagir com outros estilos, mas Jerry Adriani participou de shows meus já, assim como Tico Sta. Cruz. Roberto Menescal e Miele foram sugestões dadas pelo meu empresário (e sócio no DVD) , Luiz Paulo Assunção. E fiquei muito amarradão e ao mesmo tempo honrado, pois são dois nomes reconhecidíssimos da nossa Bossa Nova. E com Menescal preparamos duas excelentes surpresas, uma delas do The Police e outra do Cazuza. Serão varias escolas diferentes juntas na mesma festa, o que já é o caso do próprio DVD "Ao Vivo Em Ipanema",mas eu estou quebrando a cabeça para interligar e co-relacionar os novos momentos e encontros e fazê-los terem a ver uns com os outros!


NaVeia - O DVD tem registros ao vivo de um show no Teatro Ipanema e na Praia da Arpoador, com extras no Jam House Studio, no Rio. Qual motivo dessas escolhas? Conta pra gente como foi a produção deste trabalho?

Rodrigo Santos - Esse foi sem sombra de dúvidas o meu maior projeto e o que me deu mais trabalho, pois comecei do zero eu mesmo a ter as idéias de dois shows em um DVD. Corri atrás dos patrocinadores já com tudo formatado dentro da minha cabeça: o DVD teria de mostrar um apanhado dos meus três discos autorais de carreira ("Um Pouco Mais de Calma" 2007 , "O Diário Do Homem Invisível" 2009 e "Waiting On A Friend" 2010) e também meu lado de intérprete que também já vinha fazendo pela estrada com meu power trio "Rodrigo Santos & Os Lenhadores" desde abril de 2010. Como os discos sempre tiveram piano, violões, guitarras, violino, etc e o power trio apenas baixo, guitarra e bateria, eu queria ter um registro dessas minhas duas vertentes : a de cantor-baixista - compositor-violonista dos meus três cds e a de front-man baixista e intérprete de canções que, de uma maneira ou de outra, ajudei a fazer arranjos ou compor ou mesmo gravar em discos ao vivo, nas décadas de 80 e 90 enquanto baixista de Lobão, Kid Abelha, Leo Jaime e Miquinhos Amestrados. Tive também uma passagem pela Blitz em 2004 e isso tudo me levou a ter a idéia de poder explicar quem realmente eu sou e que não tenho amarras, preconceitos ou fronteiras musicais que não possam ser quebradas por mim. 

No caso das participações escolhi por dois critérios : a de quem participou dos discos solo comigo e a de quem faz parte da minha formação musical enquanto baixista durante esses últimos 30 anos. Com exceção de Lobão e Zélia Duncan , que não podiam por motivos de datas, todos os outros compareceram e foram realizados dois grande eventos, um no Teatro Ipanema (berço do Brock, onde toquei com Leo jaime e Miquinhos na década de 80) e em cima de uma Kombi de Frete na praia do Arpoador, Kombi essa que inventei em 2010 para divulgação de meu segundo cd solo. O resto era saber se naqueles dois dias as participações poderiam estar ou se estariam ocupadas, pois todos toparam: Ney Matogrosso, Frejat, Leoni, Miquinhos Amestrados, Milton Guedes, Isabela Taviani, Leo Jaime, Evandro Mesquita e Pepeu Gomes. Como estava querendo complementar o DVD com algumas gravações em estúdio e dali tentar completar com as participações da Zélia e do Moska (que acabaram realmente não podendo ir), convidei um cara que já estava cantando comigo em shows sempre que vinha ao Brasil: Chris Pitmann, tecladista do Guns´n´Roses. Chris se tornou um grande companheiro de Jams aqui conosco e pirou com o trio Rodrigo Santos & Os Lenhadores, que ele carinhosamente chamava de Lamberfuckers (rs). Ele ficou amigo de todos nós, de Fernando Magalhães e de Kadu Menezes também. Para essa parte, que entrou nos extras, escolhemos duas músicas que Chris cantou conosco na Boate Praia RJ : Holiday In The Sun dos Sex Pistols foi a escolhida, mas temos gravada tambem "Surrender" do Cheap Trick. Quanto as músicas das outras participações, cantei o que cantei no meu cd com eles (musicas minhas) ,entremeadas de canções dos convidados também, como "Sangue latino" e "Exagerado". A nossa interpretação de "Satisfaction" com a guitarra de Pepeu Gomes na Praia do Arpoador em cima de uma Kombi, foi algo de inacreditável! 

E olha que ainda temos guardado "While My Guitar Gently Weeps" que será usada em breve. Pepeu foi umas das participações que entrou como um mestre que tive na minha formação musical. Aprendi a tocar baixo escutando os discos dele. Deu realmente um grande trabalho realizar esse DVD quase sem verba, mas a entrada no projeto, dos meus hoje em dia sócios João Elias Jr (diretor) e Luiz Paulo Assunção (produtor executivo) me possibilitou ter as câmeras para os dois eventos. Pedro Guinle completou a parte do Jam House. Resultado, quem tem um sonho não dança. A banda da gravação da parte do teatro ainda inclui Humberto Barros (teclados) e Jorge Valladão (baixo) e a mixagem e captação foi toda feita por Fausto Prochet. Os cenários da Latoog. Na Kombi não podia chover de jeito nenhum e consegui encartá-la na etapa final do mundial de Surfe de 2010 - WQS . Não choveu e deu tudo certo. Devo lançar um produto só com a Kombi e incluir dois artistas que gravaram comigo no Arpoador e não estão no DVD: Manno Goes (Jammil) e minha parceira Marilia Bessy, que estará comigo fazendo o show de abertura do Teatro Rival. Produzi o cd da Marilia ano passado também.

NaVeia - "Ao Vivo em Ipanema" foi lançado pela gravadora Musikeria!, de Luis Calainho, com o apoio de diversas empresas. Seria uma nova forma de negócio no meio fonográfico? O que essas empresas parceiras contribuíram para o DVD?

Rodrigo Santos - Isso mesmo. Com relação as empresas eu mesmo fui atrás de porta em porta através de contatos pessoais meus e fui oferecendo um produto de qualidade excelente, com dois eventos em 1 e com custo baixo para eles. Considero a parte 1 e eu mesmo completei com dinheiro meu as contas dos eventos. Foram pedidas as empresas cotas pequenas, médias e grandes. Anexamos a terceira parte do trabalho (assessorias, marketing, etc) a entrada do pessoal do Movere.me ,que nos possibilitou trazer esse custo adicional para finalização do produto, das mãos dos próprios fãs, através de recompensas como DVDs autografados, etc. A parte final, a da procura da gravadora, ficou com Luiz Paulo e João Elias, que tinham lançado o DVD de Andy Summers com Roberto Menescal um ano antes e tinham o contato da Musikeria. Eles entraram com fabricação e distribuição. A parte de realização dos 3 eventos e produção geral, captação, etc, foi feita por mim mesmo...e confesso..deu trabalho! (rs)

NaVeia - O melhor está por vir, certo? O que você vai aprontar...

Rodrigo Santos - Sempre: um bloco de Carnaval de Rolling Stones para o Rio, um trio elétrico de Rock em Salvador , uma parceria com Andy Summers, uma Roda de Rock que poderá ser shows e também um programa de TV, a abertura de um grande show no Brasil, algumas Kombis espalhadas pelo território nacional, uma palestra sobre "futebol, música e drogas" com o ex-jogador do Atlético MG Reinaldo, um documentário da minha primeira banda (FRONT) e claro, no meio disso faço uns 20 shows, 30 shows comemorativos do primeiro disco do Barão Vermelho, shows pontuais que não atrapalharão esses novos projetos, que desembocam em 2013 (sua maioria). Estou preparando a mixagem de um belo disco que produzi no final do ano passado, o do meu parceiro e poeta-escritor Mauro Santa Cecília. Sai agora no começo de 2012. Prepararei um disco de inéditas para 2013 também. estou com mais de 70 composições. Alguns desses projetos serão feitos em companhia do meu amigo Tico Santa Cruz! O que sei é que tenho muita coisa pra fazer e já vou começar a trabalhar! Um abraço a todos que preciso tirar duas musicas para hoje, dois dos meus 15 shows mensais que faço pelo Brasil. isso não vai parar com certeza!

Serviço: 
Rodrigo Santos - Show de lançamento do DVD “Ao Vivo em Ipanema”
Dia: 07 de março (quarta-feira)
Local: Teatro Rival Petrobras, Rua Álvaro Alvim, 33 – Cinelândia
Horário: 19h30
Ingressos: R$ 40 (inteira) l R$ 30 (os 200 primeiros) l R$ 20 (lista amiga ou meia entrada)
Classificação: 18 anos
Capacidade: 450 pessoas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...