segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Turbulências são apenas nuvens no caminho



Exposição do poeta Omar Salomão estreia na Galeria Mercedes Viegas

Poeta, letrista, escritor, artista plástico...estes são alguns dos olhares do artista Omar Salomão, que antes de qualquer outra coisa, busca diferentes formas de se expressar poeticamente. A primeira exposição, individual e comercial, intitulada ‘Turbulências são apenas nuvens no caminho’, estreou na galeria Mercedes Viegas, no dia 06 de outubro, é um mais um desdobramento desta incessante investigação poética.


‘Turbulências são apenas nuvens no caminho’ faz parte de um projeto – exposição e livro - com fases intrinsecamente unidas e, dicotomicamente, distintas. Tanto na mostra quanto no livro que será lançado ainda este ano, os poemas perderam título, se fragmentaram, se confudiram, se tornaram, algumas vezes, ilegíveis. Nesse processo de escrita, reescrita, Omar Salomão se afeiçoou a sua escrita, a sua letra, suas rasuras, suas fotos, ao seu caderninho. Fotos sobrepostas aos poemas escritos com lápis de olho e borrados com a mão do artista. Desenhos e frases feitos de forma artesanal, genuína, intensa. Como se a caligrafia mantivesse a arte quente, latente, pulsante e, cheia de segredos.


Tudo isso poderá ser visto em nove trabalhos expostos na Galeria Mercedes Viegas porque “Turbulências são apenas nuvens no caminho” pois a vida se descobre na pele, se vive na unha. Afinal, a morte só existe nos outros. Afinal, não se morre senão de medo.


Omar Salomão – Carioca de 28 anos, lançou em 2005 seu primeiro livro ‘À Deriva’ (Ed.Dantes) – figurando também em diversas revistas e antologias de poesia. No ano seguinte apresentou o programa ‘Quarto Mundo’ no canal de TV fechada Multishow. Em 2007 foi assistente de curadoria de Luciano Figueiredo na exposição ‘Waly Salomão: Babilaques’, realizada no Espaço Cultural Oi Futuro e depois responsável pela montagem e adaptação da exposição no Sesc Pinheiros, em São Paulo. No mesmo ano, junto com a professora Heloisa Buarque de Hollanda e a poeta Bruna Beber, foi o curador da exposição BLOOKS - letras na rede, sobre literatura na internet. Ambas exposições foram destacadas entre as dez melhores exposições cariocas do ano pelos jornais do Rio. 

Participou da banda VulgoQinho & OsCara, como compositor e com intervenções poéticas nas músicas. Finaliza seu segundo livro de poesia: um livro de artista – combinando versos com trabalhos visuais. Se prepara para lançar seu primeiro disco autoral. Escreve no blog www.obomleao.wordpress.com.



Metrópoles

Exposição da artista plástica Gisele Camargo estreia na Galeria Mercedes Viegas

"Metrópole é, mais que uma exposição de pinturas, uma instalação pictórica, que aciona o espaço da galeria brincando com os diferentes formatos. Apesar de ser uma instalação, é formada por trabalhos independentes, que também são eles mesmos constituídos por partes. Além desse jogo com os formatos, cria-se uma sensação panorâmica de 360° e uma mudança de perspectiva na Galeria (o trabalho foi especialmente pensado para este espaço). Com um repertório de alguns elementos pictóricos com que vem trabalhando nos últimos 3 anos, Gisele Camargo cria combinações, que se tornam espaços estranhos, impossíveis e solitários - uma cidade inabitada."

Gisele Camargo é artista carioca, formada em Pintura na EBA, Universidade Federal do Rio de Janeiro 1997. Também estudou filosofia de 1993 a 1997 com o professor Claudio Ulpiano. Entre as exposições individuais e coletivas mais recentes destacam-se Panavision na Galeria Amarelonegro Arte Contemporânea 2009; Prêmio Projéteis FUNARTE, 2006; O Lugar da Linha, Paço das Artes S.P e MAC Niterói, 2010, com curadoria de Felipe Scovino; Arquivo Geral,CC Helio Oticica, Rio de Janeiro 2010, curadoria Marisa Florido; Nova Arte Nova, CC Banco do Brasil São Paulo e Rio de Janeiro, 2008-2009, com curadoria de Paulo Venâncio; Janelas para o mundo, Prêmio Sim de Artes Visuais; Casa das Onze Janelas, com curadoria de Marisa Flórido, Belém, 2008, entre outras.
Vive e trabalha no Rio de Janeiro.


Galeria de Artes Contemporâneas Mercedes Viegas

Atuando como consultora em artes plásticas desde 1988, Mercedes Viegas, museóloga de formação, fundou sua própria galeria em 2002. Desenvolvendo um trabalho criterioso de divulgação da arte brasileira, a galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea reúne artistas de reconhecimento nacional e internacional, investindo, também, em novos talentos. Realiza uma exposição coletiva e seis individuais por ano e, atualmente, trabalha com os artistas: Adriano Motta, Ala D’Amico, Alice Shintani, Alice Quaresma, Amalia Giacomini , Ana Vi tória Mussi, Elisa Bracher, Enrica Bernardelli, Fabrício Lopez, Gisele Camargo, Jorge Rodríguez-Aguilar, Luiz Monken, Luiza Baldan, Marcia Thompson, Martinho Patrício, Ricardo Ventura e Tatiana Grinberg. No acervo, artis tas do porte de Amilcar de Cas tro, Anna Maria Maiolino, Antonio Dias, Daniel Senise, Eduardo Sued, Matheus Rocha Pitta, Tunga, Waltercio Caldas entre outros. Buscando ampliar o conhecimento e o debate em torno da arte contemporânea, promove, anualmente, cursos com curadores, críticos e historiadores na ampla casa que ocupa no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro.


Serviço: 
Turbulências são apenas nuvens no caminho – Omar Salomão + Metrópoles – Gisele Camargo
Período: De 06 a 31 de outubro de 2011
Local: Galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea – Rua João Borges, 86, Gávea
Dias abertos: segunda a sexta, das 12h às 20h / sábado às 16h às 20h
Classificação: Livre
Mais Informações: (21) 2294-4305
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...