domingo, 18 de janeiro de 2009

Lhufas: rock diferente e sem a mesmice de sempre!



O nome LHUFAS a princípio pode parecer um tanto estranho. Às vezes soa como um sinônimo de bulhufas, outra hora, pode ser uma palavra nova ou até mesmo uma expressão de alívio, daquelas que você solta quando quer se livrar de algo bem pesado. Mas LHUFAS não é nenhuma dessas elucidações, mas sim uma banda de rock. Formada em Santos, litoral paulista, em meados de agosto de 2007, a Lhufas é a união de três garotos: Mateus Lima, vocalista e guitarrista, Marcelo Mancha na bateria e Danilo Br no baixo.


Com influências de bandas como Foo Fighters, Raimundos, Titãs, Green Day e Autoramas, a banda se define como “Rock puro e simplesmente”, com letras que falam de política, sexo, hipocrisia e filosofia. O vocalista explica que teve a idéia do nome através de um sonho — Acho que fiquei muito preocupado com a falta de um nome para banda e acabei sonhando. No sonho, eu também procurava por um nome. Foi meio vago, eu estava em um ônibus pensando e veio LHUFAS. Na mesma hora acordei e achei legal.


Em 2008, a banda gravou seu primeiro CD, “A mesma mesmice de sempre”, que tem previsão de lançamento para janeiro/fevereiro desse ano. Foi um trabalho 100% independente, como afirma Mateus — pagamos tudo. Ensaios, gravação, mixagem e masterização. Foi na raça, senão a coisa não vai. O vocalista ainda completa, que o título do disco, é em razão da falta de ousadia das novas bandas — mas também é o nome de uma música que fala filosoficamente de livre arbítrio.


Em meio a mixagens e gravações, o trio já passou por dificuldades, entre algumas, a principal é conciliar o horário de trabalho com os ensaios da banda — é bem difícil, ainda mais sendo um grupo independente, tendo que bancar tudo. E tem muita gente que não está disposta a ouvir um som novo, argumenta o vocalista. Mas os obstáculos não são empecilhos para a banda, e os três garotos possuem uma postura firme diante do mercado underground.


Para Danilo o momento é favorável — principalmente na facilidade da divulgação, completa o baixista. Mateus vê a banda como uma empresa — tem que estar atento a tudo e ficar ligado nas tecnologias e nas oportunidades. É importante saber sobre legislação e direitos autorais, explica o vocalista. Ser independente significa organizar seu próprio show, pensar no roteiro do clipe, ser web design, montar filipetas e ainda fazer música. E Marcelo é direto no quesito “ser uma banda independente” — hoje o caminho é esse. Não tem como ficar esperando alguém te descobrir, acrescenta o baterista.


Num mundo onde surgem garotas prodígios fazendo música de gente grande, que tudo é feito do agora e não mais do amanhã, e bandinhas com meninos tatuados e cabelos extravagantes, a Lhufas mostra o seu rock e não fica pra trás. Com uma página no MySpace super bem produzida e um site pra lá de divertido, a banda reconhece que a internet ganhou um grande espaço e o coringa da vez são os downloads gratuitos.


Muitas pessoas já ouviram o nosso som graças ao MySpace — explica Mateus. O espaço da banda hoje registra mais de 4.500 visitas. Para Danilo, baixar música na internet é o começo de uma evolução — sempre fui a favor dos downloads gratuitos. Sou meio anti-capitalista, acredito que as pessoas deveriam fazer as coisas que gostam, trocar informações e mostrar seus trabalhos sem se preocuparem com dinheiro, conclui o músico. E Marcelo vai longe — acho que até a internet tem que ser gratuita.


Mas o que uma banda de três garotos idealiza? Danilo responde com seriedade — o objetivo é se estabilizar no cenário musical nacional. Isso seria alcançado quando nossas músicas fossem bem aceitas pelo público, onde a parte financeira caminharia bem em conseqüência desta aceitação. O foco dos meninos é a banda e o lançamento do disco “A mesma mesmice de sempre”.


Seriedade a parte, o clima de descontração é o que predomina no trio. O baixista conta que Mateus faz piada a todo momento — nos shows sempre tem algo para dar boas risadas. E o vocalista ainda completa — no primeiro show, que foi no dia 12 de outubro, dias das crianças, aproveitei a presença dos meus pais para reclamar que não havia ganhado o presente que gostaria. Mateus aproveita e brinca — o próximo passo é dominar o mundo!!


LHUFAS pra vocês!

Consuma:
www.myspace.com/lhufas
www.myspace.com/lhufas
www.myspace.com/lhufas
www.myspace.com/lhufas

Deleite-se:
http://www.lhufasrock.com.br/
http://www.lhufasrock.com.br/
http://www.lhufasrock.com.br/
http://www.lhufasrock.com.br/

5 comentários:

Anônimo disse...

Rêêê!!
To meio sem usar o msn mas te adiciono lá! Daí quando eu entrar a gente troca uma idéia. Ó, adorei os posts com indicação de banda! Meeoo, é muito bom conhecer novos trabalhos!!

Super beijo minha linda!

Anônimo disse...

Essa banda promete!
Ótimos profissionais :)

Anônimo disse...

Nossaa a melhor banda de todos os tempos da ultima semana \o/

eu fiko feliz de saber que essa banda é daqui de santos... Nossa cidade sempre representando nesse ramo

Vcês são fodas!

Anônimo disse...

Valeu Renata, todos aqui da banda curtiram a matéria!! Esse ano promete e sempre que tiver novidades a gente manda ai pro melhor blog do rock!!
bjssss!

Unknown disse...

Lhufas!!

Banda parceira e amiga do Programa Na Veia!!

Vocês tem espaço de sobra aqui no blog e no programa tb!!

Valeu por tudo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...