terça-feira, 25 de novembro de 2008

The Editors: guitarras ácidas e som viciante


Meio Interpol, meio Joy Division. À primeira vista – ou à primeira escutada —, as canções da banda britânica de indie rock Editors, formada em 2003, em Birmingham, Inglaterra, é essa impressão que fica. Inspirados pelos clássicos The Smiths, Echo and the Bunnymen e Joy Division (!), o som dos caras chama atenção pelas guitarras intensas e timbre marcante de Tom Smith — que além de vocalista é guitarrista. Compõe o quarteto, o tecladista e também na guitarra, Chris Urbanowicz, Russell Leetch (baixista) e Ed Lay (baterista). O grupo procura explorar seu som das mais variadas formas, fazendo dele uma releitura pós-punk com um toque retrô.

Comparados aos nova-iorquinos do Interpol — e bastante criticados por apresentarem sonoridades ‘com características parecidas, porém de qualidade bem inferior’, dizem as más línguas —, os Editors ainda arrancam sorrisos dos afixionados por boa música. Prova disso é o álbum de estréia, The Back Room, lançado em julho de 2005, ovacionado pela crítica. Também pudera. Munich, Blood e Bullets estremecem qualquer céu nublado. Someone Says, Fall e Open Your Arms (com o refrão eletrizante), é outra trinca que diz a que veio. Sem contar a bela harmonia de Colours: ‘...you are the color my dear...’, que consegue desobstruir olhares acinzentados. Já You Are Fading é um suspiro terno e desajeitado.

An End Has a Start, o segundo disco da banda de Birmingham é tão viciante quanto o primeiro. Com uma diferença: as sonoridades são mais sombrias. Neste álbum, uma enxurrada de letras verborréicas e temas como amor e morte são constantes. Destaques para a dançante An End Has a Start a música que dá nome ao disco; Escape The Nest e suas guitarras atmosféricas e Smokers Outside The Hospital Doors — essa um pouco mais suave. Por outro lado, as densas The Weight Of The World e Spiders completam o tom melancólico e apaixonante do álbum desta enérgica banda que antes chegou a ter os nomes de The Pride e Snowfield.
Para quem já conhece ou ficou a fim de conhecer, acesse:

2 comentários:

Unknown disse...

Excelente dica!!! Maravilha!! Entrei no Myspace dos caras e adorei o som!!
Bjao!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...