domingo, 22 de abril de 2012

Divulgado primeiro clipe oficial da banda Constantina


O vídeo da música Bagagem Extra faz parte do lançamento do novo EP da banda, prometido para o final de maio 

A Constantina, banda mineira instrumental independente, lançou um vídeo clipe ao vivo, com a gravação de uma das faixas que aparecerá no seu novo EP, previsto para o fim de maio de 2012. O vídeo, que foi gravado em janeiro deste ano no Festival Verão Arte Contemporânea, em Belo Horizonte, traz a faixa Bagagem Extra, que já havia sido gravada para o quarto disco da banda, Haveno, mas que recebeu a intervenção especialíssima do público presente. 

Bagagem Extra recebeu um coro final entoado pelo público durante as performances ao vivo realizadas ao longo de 2011. A ideia era inicialmente despretensiosa: na gravação original, o final da música era embalado pela sonoridade do sax, trompete, e trombone que davam uma força grande no fechamento da música. No entanto, para o show ao vivo, precisaria funcionar diferente porque seriam necessários mais músicos para executá-la do mesmo jeito. “Dessa forma, surgiu a ideia de usarmos a força das vozes para preencher a música. E o resultado ficou incrível. O público se entusiasma e se deixa levar pela melodia numa espécie de catarse coletiva. É uma música instrumental, mas que o público vai para cantar com a gente.” conta Gustavo Gazzola, guitarrista do Constantina. O resultado final da proposta pode ser conferido no vídeo, que além de atualmente ser exibido na televisão também circula na internet. 

Novo olhar sobre Haveno 

A proposta do novo EP do Constantina trabalha um novo olhar sobre as ideias do álbum Haveno, lançado em setembro de 2011. As músicas sofreram algumas intervenções a partir da sua circulação desde seu lançamento e, por isso, mereceram um novo registro. Além de Bagagem Extra, lançada também em vídeo, Monte Roraima, recebeu letras e voz do músico catarinense radicado em Alagoas Wado, com o qual tiveram a oportunidade de tocar duas vezes durante o ano anterior. Os dois se apresentaram juntos em 2011 no Conexão Vivo e no Festival Lab, em Maceió, e apresentaram a versão que será agora lançada no EP. Outras faixas incluídas são Pequenas Embarcações e Juan El Marinero, que foram modificadas a partir do encontro com o músico uruguaio Franny Glass, durante o Festival Pequenas Sessões, que acontece anualmente em Belo Horizonte. Ainda, o cantor de rap Matéria-Prima propôs uma intervenção na faixa Cubo Mágico, do disco Hola Amigos, álbum anterior do Constantina lançado em 2008, e por isso, entra como faixa Bônus do EP. 

Com o disco Haveno, o grupo instrumental conquistou bastante espaço e público, e foi aplaudido pela crítica. Haveno figurou em várias listas especializadas como um dos melhores discos de 2011 do cenário independente brasileiro, incluindo a lista do Embrulhador (www.oembrulhador.com), onde aparece na primeira posição para disco instrumental, e no Scream & Yell (www.screamyell.com.br), que reuniu 112 críticos especializados votantes. Foi apontado pelas curadorias do Compacto Petrobrás e Oi Novo Som como uma das apostas da nova seara da música brasileira. Tiveram ainda a oportunidade de representar o Brasil no exterior com sua música, dentro do prestigiado Festival South by Southwest, nos Estados Unidos. O novo trabalho, que será lançado em maio, aposta em uma certa continuidade do disco, mas sem deixar cair na mesmice. 

Para assistir ao Clipe de Bagagem Extra (ao vivo): http://vimeo.com/39941846 

Para baixar e ouvir Constantina: www.constantina.art.br 


Crédito da imagem: Samuel Mendes 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...