segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ao samba, o meu sim!


Tenho que confessar a vocês, semana passada o blog ficou em baixa, mas tive meus motivos por conta de um freela que peguei. Trabalho este que me fez conhecer um grande artista. Acredito que muitos aqui o conhecem como o pai do Diogo Nogueira. João Nogueira foi o cara! De tantas historias que ouvi, ele sempre estava cercado de feras, sambistas ilustres como Monarco, Donga, Cartola, e por vai. João Nogueira até arrumou encrenca com o Erasmo Carlos, mas isso eu não vou contar, pois será lançado um livro que vai narrar toda a trajetória deste grande sambista. 

O motivo deste post é o SIM! Sim ao samba! O samba de Madame Satãn, da minha querida Velha Guarda da Portela, de João Nogueira, de Cartola, de Candeia, de Manacéia e de uma lista enorme de grandes compositores. Aquele samba que foi rejeitado pela bossa nova. Grande coisa a bossa nova! Pra que se fez musica pra um grupinho de gente que se trancava em apartamentos no Leblon? Aff... Gente esta que observa o mar e olha uma garota de Ipanema, e depois diz que fez um movimento, que inventou um novo estilo de cantar. Pra quê? Eu pergunto. 

Gente que não podia ouvir falar em samba, que dizia que samba era coisa de crioulo doido do morro. Mal sabiam eles o que estavam perdendo. Mas o samba revigora, o samba não morre. Na minha veia corre samba sim! Não precisa sambar como uma passista para se gostar de samba. Gostar de samba é muito mais que isso! É chorar com lindos versos de autores que muitas vezes são analfabetos, mas que são expert na universidade da vida! Prova disso tudo: a bossa nova passou, teve sua áurea, mas o samba continua lindo na avenida! Pro samba eu digo SIM! Sempre!

Para conhecer mais, assista ao documentário “O Mistério do Samba”.
#recomendo

Ouça – Marisa Monte, Monarco e Velha Guarda da Portela – musica Volta.



2 comentários:

Jonas disse...

vo procurar o doc pra assistir!! boa dica!!

Unknown disse...

Veja sim Jonas! É sensacional!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...