terça-feira, 13 de setembro de 2011

Nila Branco encerra turnê de ‘Confidência’ no Rio de Janeiro


Depois de rodar o país, a cantora e compositora Nila Branco encerra a turnê do CD e DVD, Confidência, gravado ao vivo em Goiânia. O show de encerramento do trabalho vai acontecer ou acontece no dia 15 de setembro, dentro do projeto ‘Nova Cena Musical’, no Teatro Municipal Café Pequeno.

Confira a entrevista exclusiva com a cantora para o blog do NaVeia!

NaVeia - Para quem ainda não conhece o seu trabalho. Quem é Nila Branco? Se apresente aos leitores do blog do NaVeia.

Nila Branco - Sou minerogoiana, cantora de MPB com influências de rock, blues, jazz e soul music. Nos meus trabalhos procuro manter sempre ativa a minha honestidade musical. O meu propósito maior é sempre me divertir com o público! Sou uma compositora que adora interpretar e dar a minha cara para as canções de outros compositores.

NV - Confidência é o seu sexto trabalho. Como foi a produção deste disco? Gravar um DVD ficou mais fácil hoje em dia?

Nila Branco - O Confidência é meu segundo DVD, o primeiro, gravei em São Paulo, em 2006 e foi uma grande experiência que minimizou bastante os problemas de captação de áudio e de vídeo. Gravar um DVD é muito intenso e muito tenso, pois são meses de trabalho para escolher equipe, cenário, repertório pra tudo se resumir em um ou dois shows quando é feito o registro em vídeo mas é muito bacana! Vale a pena.

NV - Seu trabalho teve o patrocínio da Secretaria de Cultura de Goiânia. Você acredita que incentivos do governo, ou até mesmo de empresas privadas, são importantes para a realização de um trabalho independente?

Nila Branco - São sim, principalmente porque o governo não fez sua parte no combate à pirataria, o que destruiu a indústria fonográfica que bem ou mal, era um mecanismo que funcionava. Muitas as portas para muitos artistas com ou sem experiência. Acho legítimo utilizar as leis de incentivo, apesar identificar falhas na seleção dos projetos.

NV - Neste disco, você gravou uma musica do Zeca Baleiro, “Farsa”, e também uma versão do sucesso de Michael Jackson (“Ficar com você”, versão de Nelson Motta para I wanna be where you are). Ter compositores de alto nível no disco é uma responsabilidade a mais? É uma maneira de chamar atenção da imprensa especializada?

Nila Branco - Eu acho que a escolha do repertório é uma das etapas mais interessantes e divertidas de um disco novo. E é também da maior responsabilidade, principalmente por este meu lado de intérprete, que de uma certa forma, me faz apossar do sentimento do outro e tornar as palavras alheias como se fossem minhas. Acho isto sagrado! Não importa o compositor, eu vou defender aquela música como se estivesse num Festival da Canção! Rsrsrsrsrsrr

NV - No próximo dia 15 de setembro, você encerra a turnê deste disco aqui no Rio. Porque escolheu a Cidade Maravilhosa?

Nila Branco - Havia algum tempo que não me apresentava no Rio, então pensei que poderia ser ótimo encerrar esta turnê nesta cidade tão linda e tão querida! Assim, me energizo bastante e organizo as idéias pro próximo disco que ainda está embrionário. Acho que o Rio Pode me trazer boas inspirações!

NV - Falando em turnê, neste período de viagens, aconteceu algo que lhe marcou? Ou algo engraçado?

Nila Branco - Coisas engraçadas sempre acontecem mas esta história é bem triste e me marcou bastante. Fui fazer um show em Recife no ano passado e após o término do mesmo, já no camarim, tinha uma senhora na fila pra falar comigo. Quando chegou sua vez, ela me disse que havia ido ao show pra me conhecer e porque a filha dela que era fã do meu trabalho, havia comprado o convite e tinha falecido naquela semana. Eu fiquei chocada e triste, sem saber o que dizer.

NV - Confidência tem pitadas rock, pop e MPB. É importante a mistura dos estilos?

Nila Branco - Para mim é natural misturar estes estilos, condensar nos meus discos tudo o que gosto de ouvir (e gosto de ouvir muitas coisas!). É uma coisa inerente ao meu trabalho!

NV - Você acredita que música deve ter rótulo? Ou música é algo totalmente livre, que não tem limite...

Nila Branco - Acho que a música tem que ser coerente, ter personalidade, mas acima de tudo, tem que ser livre como são os artistas. Estas classificações são adaptações e imposições do mercado da música, pra facilitar a venda. Com o fim das gravadoras, a tendência é que isto acabe ou que surjam outras classificações, afinal, o mundo sempre precisa delas!

NV - Em outubro, você entra em estúdio para preparar um novo disco. O que está preparando pra este trabalho?

Nila Branco - Estou naquela fase de pesquisa de repertório, ouvindo muitas músicas, compondo bastante. Ainda não dá pra adiantar nada, porque não tenho nada pronto.

NV - Para terminar, quais são suas confidências?

Nila Branco - As minhas confidências estão ali nas entrelinhas de cada verso, de cada canção!


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...