
Dia 22 de agosto, o horário era 8 da noite, estréia do NA VEIA na Radio RPB Web!! Confesso que até horas antes, não estava nem um pouco nervosa, porém na hora H tudo mudou. A adrenalina tomou conta, o nervosismo pairou e a minha voz gaguejou. Não sabia que fazer radio na internet é ser tudo ao mesmo tempo, separar as musicas que irão ao ar, baixar áudio do microfone, abria áudio da mesa, ficar atenta ao BG (aquela musica que toca ao fundo quando se fala ao vivo), falar com os ouvintes no MSN, ler as noticias, falar das musicas que tocaram, ou seja, para o primeiro dia foi informação aos montes!!
Já trabalhei em radio, mas minha função era apenas apurar as noticias e falar ao vivo, o que fazia no mínimo era verificar se o microfone estava ligado. Essas obrigações de abrir áudio da mesa e etc, ficavam por conta do programador, que por sinal é importantíssimo para que tudo possa dar certo. Mas numa web radio tudo é muito diferente. Eu sou tudo ao mesmo tempo! Para que o programa chegue na casa do ouvinte, só depende de mim. Logo nos primeiros minutos do NA VEIA, tive a incrível ajuda do Menga (valeu Menga!), sonoplasta que saca tudo de Sound Forge e todos os outros programas de edição em áudio, mas depois fui tentando caminhar sozinha.
Os erros foram os mais loucos possíveis, até falar no gerúndio eu falei, algo que é condenado em locução de radio. Na altura do meu nervosismo, toda teoria foi embora, inclusive as noticias que preparei. Tentei fazer algo digno de uma super estréia, já que a divulgação foi intensa. Tive até um ouvinte que entrou no MSN, que soube da estréia pelo Myspace e ficou super feliz ao ouvir Moptop. Infelizmente, não consegui dar atenção, tamanha era a loucura, nem seu nome eu sei. Amigo, me desculpa, não foi por falta de empolgação, mas sim por excesso de nervosismo.
Não sou macaca velha do radio, tenho muito que aprender, mas algumas coisas aprendemos com os profissionais no mercado, uma delas é saber controlar o medo e os nervos e, principalmente ter ousadia. Mas depois do nervosismo da estréia, tenho certeza que o NA VEIA “vai que vai”, nem que seja aos trancos e barrancos. Ainda vou vencer aquela loucura de “tudo ao mesmo tempo”!!!
Renata Brant
PS: Quero agradecer de coração a todos que estavam ligadinhos na estréia!! Principalmente ao Igor, meu marido, minha irmã Mariana e a familia Buscapé (Regina, Zaca e Livia)!!